Lançamentos e notícias sobre notebooks. Venda de produtos desse segmento, além de desktops e LCDs com ótima relação custo/benefício. Remessa por Sedex com Seguro Total. Ligue 11 3439-3675 / 9835-7832 / 9392-4822 ou envie-nos um e-mail: finatelli@gmail.com.

quinta-feira, janeiro 26, 2006


A Intel apresentou o primeiro chip de 45 nanômetros do mundo, segundo a empresa.

O chip é apenas uma prova de que a empresa é capaz de fabricar processadores de próxima geração, já que não se pretende que ele seja um produto comercial da Intel.

O chip SRAM totalmente funcional tem mais de 1 bilhão de transistores e possui todos os elementos de um processador de múltiplos núcleos (multi-core).

Um nanômetro é um milionésimo de milímetro e cada tecnologia de produção de chip é medida pelo tamanho do menor dispositivo que compõe o processador. Com o processo, a Intel consegue fazer processadores com cinco vezes menos de dissipação de energia do que os atuais, com maior performance do PC.

A Intel entra em uma nova geração de produção a cada dois anos. A tecnologia de produção mais avançada em uso hoje é a de 65 nanômetros, que entrou em produção comercial no quarto trimestre de 2005.

Os chips de 45 nanômetros serão produzidos em wafers de 300mm, que permitem maior volume e menor custo de produção por peça que os menores. O trabalho inicial da companhia com a tecnologia está sendo desenvolvido em uma fábrica no Oregon (EUA) e mais outras duas fábricas estão sendo construídas para abrigar a produção, no Arizona (EUA) e em Israel.

Os processadores baseados na tecnologia de produção de 45 nanômetros só estarão comercialmente disponíveis a partir do segundo semestre de 2007.