Lançamentos e notícias sobre notebooks. Venda de produtos desse segmento, além de desktops e LCDs com ótima relação custo/benefício. Remessa por Sedex com Seguro Total. Ligue 11 3439-3675 / 9835-7832 / 9392-4822 ou envie-nos um e-mail: finatelli@gmail.com.

segunda-feira, maio 08, 2006


A Samsung tem no seu portfolio de monitores LCD o SyncMaster 710N.

Segundo o fabricante, o modelo proporciona imagens perfeitas e nítidas graças às altas taxas de brilho e contraste da tela de 17 polegadas. A resolução máxima deste monitor é de 1280 x 1024 pixels. Ele traz um amplo ângulo de visão e facilidade para configurar as funções do menu digital usando o mouse (Magic Tune), pré-configurações de brilho, cor e contraste para aplicações de PC, Internet e Entretenimento (Magic Bright) e imagens sem fantasmas (Magic Speed) mesmo em aplicações com muito movimento.

Os monitores LCD tem registrado uma queda de preço acentuada do ano passado para cá.

Transcrevemos abaixo este excelente artigo escrito pelo Clube do Hardware sobre monitores LCD para a sua orientação.


Os monitores de cristal líquido (LCD), antes um produto restrito aos notebooks, são, nos principais mercados do mundo, uma realidade para desktops. É questão de tempo para os monitores de cristal líquido tornarem-se, no Brasil, tão populares quanto eles são em outros países. As três grandes vantagens deste tipo de monitor são o menor espaço que ele ocupa na mesa (especialmente modelos de 17" para cima), o menor consumo elétrico e a total ausência de cintilação (flickering), mesmo com a taxa de atualização configurada em 60 quadros por segundo (60 Hz). Sua grande desvantagem ainda é o preço – cuja tendência é cair tão logo os monitores de LCD sejam fabricados em larga escala no Brasil pelos principais fabricantes. É sempre interessante lembrarmos que o preço dos monitores convencionais (CRT) só caiu de verdade depois que os principais fabricantes começaram a produzi-los maciçamente aqui no Brasil.

O principal problema do LCD é que ele tem uma resolução "nativa" e teoricamente o monitor só pode trabalhar nesta resolução. Se o LCD é rotulado como sendo 1024x768, muito provavelmente esta é a sua resolução nativa. Se você não configurar o seu monitor LCD em sua resolução nativa, três coisas podem acontecer:
1. A imagem ficará com detalhes "quadrados", sem definição.
2. O monitor centralizará a imagem na nova resolução, diminuindo o tamanho da imagem e deixará um espaço preto entre a imagem e a borda da tela. Por exemplo, se a configuração nativa é 1024x768 e você desceu a resolução para 800x600, isto significa que existem 224 pixels sobrando na horizontal e 168 pixels sobrando na vertical. A imagem será centralizada e haverá 112 pixels apagados (pretos) acima e abaixo da imagem e 84 pixels apagados (pretos) nos lados da imagem.
3. O monitor tentará "esticar" a imagem para que o espaço preto ao redor da imagem não apareça, preenchendo toda a tela, através de uma técnica de interpolação. No entanto, nenhuma técnica de interpolação é 100% perfeita e você sentirá que a imagem tem melhor qualidade (nitidez) na resolução nativa da tela. Em geral você sentirá que a imagem fica ligeiramente "fora de foco" quando o monitor não está em sua resolução nativa.
Qual destas três coisas acontecerá dependerá do modelo do monitor; a escolha é do fabricante. É por este motivo que você tem que tomar cuidado na hora de comprar um monitor LCD ou de um notebook. De preferência, escolha um que tenha uma resolução nativa em que você se sentirá confortável em usar em comparação ao tamanho da tela. Não adianta comprar um monitor LCD de 14" com resolução nativa de 1280x1024; a imagem só terá nitidez perfeita nesta resolução, mas em compensação você não conseguirá ver quase nada na tela, dado ao tamanho reduzido dos ícones, menus, etc.

O segundo grande problema dos monitores de cristal líquido é o seu desempenho. O desempenho é dado em uma característica chamada tempo de resposta, medido na ordem de milissegundos. O tempo de resposta mede a velocidade do monitor em desenhar a tela. Se este tempo for muito alto (ou seja, o monitor for lento), você verá imagens borradas quando for rodar jogos 3D no micro. Com monitores LCD com um tempo de resposta de 25 ms ou menos você não terá muitos problemas, sendo valores a partir de 16 ms para baixo o ideal para gamemaníacos.

Por fim, a terceira características dos monitores LCD que você precisa saber chama-se relação de contrate e mede a diferença de luminosidade entre o branco máximo e o preto que o monitor é capaz de gerar. Quanto maior este número, melhor, pois mais diferenças entre cores parecidas você passa a distinguir. Um monitor LCD com relação de contrate 450:1 é melhor que um monitor com relação de 400:1, por exemplo.
Fonte: Clube do Hardware