Lançamentos e notícias sobre notebooks. Venda de produtos desse segmento, além de desktops e LCDs com ótima relação custo/benefício. Remessa por Sedex com Seguro Total. Ligue 11 3439-3675 / 9835-7832 / 9392-4822 ou envie-nos um e-mail: finatelli@gmail.com.

segunda-feira, julho 03, 2006


Atualmente os laptops estão divididos em categorias. Há os laptops multimídia, os laptops para jogos, os modelos para casa / home office, modelos de baixo preço e os modelos para os viajantes freqüentes. Em uma série de posts no blog, vamos falar de cada um deles. Neste artigo, sobre os laptops multimídia.

Há dois anos, os laptops eram caros e traziam poucos recursos interessantes. Não possuíam displays widescreen, gravadores de DVD, alto-falantes de qualidade ou sintonizadores de TV. Hoje, os consumidores dispostos a investir mais por recursos que precisam (ou que simplesmente apreciam) encontram os chamados laptops multimídia, também conhecidos como Media Center quando envolvem um sistema operacional específico para media center.
Este tipo de laptop traz processadores rápidos que economizam energia, placas gráficas fortes e HDs grandes para que os usuários possam editar fotos, gravar músicas, armazenar e editar vídeos sempre que quiserem e em qualquer lugar.

Se você é daqueles usuários que curtem novas tecnologias e é um entusiasta dos MP3 players, das câmeras digitais, das filmadoras de última geração, os laptops multimídia são a sua cara. Esses laptops não são para os novatos em computadores, pois custam mais e tem uma porção de recursos extras. Servem para um uso mais avançado, como editar vídeos ou gravar TV, sem a necessidade de ser um expert em tecnologia. Modelos topo de linha assim pesam, em média, 3,2 quilos. Entre os principais recursos estão:

Sistema Operacional: o Microsoft Windows Media Center é o melhor sistema se você quer tirar o melhor do seu laptop no quesito multimídia. A interface facilita a visualização à distância (para ser vista do outro lado da sala), os menus são fáceis de usar para fotos, arquivo e música, há interface de gravação de TV e um controle-remoto incluso. Os laptops da Sony são exceção e trazem a sua interface própria, a Sony VAIO Zone, e não o Media Center.
Processador: o Pentium M (1.8GHz ou acima disso) é o processador absoluto nos laptops multimídia. É poderoso, tem grande economia de energia e roda com menor aquecimento que processadores de desktops.
Memória: atualmente, 512MB é o ideal. Não menos que isso para este tipo de laptop. E caso opte por mais, fique na casa do 1GB. Mais que isso é desnecessário.
HD: para armazenar vídeos, fotos e músicas, quanto maior o HD, melhor. A maioria dos modelos traz o máximo de 100GB. O máximo que tivemos conhecimento é de 160 GB. E você pode comprar um drive externo mais adiante, quando precisar.
Placa gráfica: uma placa intermediária, como a ATI Mobility Radeon X300, a nVidia GeForce Go 6200, ou até mesmo a nova integrada Intel Graphics Media Accelerator 900 GM, basta. A memória gráfica tem que ser, pelo menos, de 64 a 128 MB. A mais recomendada para um sistema de alta tecnologia como os multimídias são a ATI Mobility Radeon X700 ou a nVidia GeForce Go 6800, com pelo menos 128MB de memória de vídeo.
Drive óptico: o drive dual-layer, formato duplo DVD/RW é o que há de melhor até que os substitutos do formato DVD (HD-DVD ou Blu Ray) sejam dominantes. O drive dual-layer vai permitir que você grave DVDs em mídia de camada dupla (dual-layer), que pode armazenar duas vezes mais que um DVD de uma camada só.
Tela: telas widescreen de 15.4” ou de 17”.
Portas/Slots: observe o que o seu MP3 player, câmera digital ou filmadora pede. Se a sua câmera tem uma conexão FireWire, você pode querer um laptop com este tipo de conexão. Se a sua câmera usa mídia SD, um sistema com um slot SD facilitará. As portas USB, quando localizadas nos lados, também são mais amigáveis.
Extras: muitas portas AV em um laptop multimedia são uma boa coisa. Isso poderá permitir que você assista TV no seu laptop. Idealmente, devem ser internas, apesar de que alguns fabricantes usam boxes USB 2.0 externos (Dell, HP). A Sony integra este na estação de apoio. Outras portas como Composite-In ou portas RCA conectarão os seus consoles de games ou VCR. O componente Video-Out é um bônus que, até agora, somente está disponível na linha Toshiba Qosmio. Você pode querer dar saída a vídeo de qualidade melhor em uma tela externa, como em uma tela de alta definição (HDTV) ou uma TV de plasma com o componente Video Input. Os laptops multimídia irão às vezes vir com uma porta S-Video-In, a qual permite que você passe vídeo de uma câmera ou de qualquer dispositivo que tenha uma S-Video-Out.